DOMICIANO FAUSTINO DA SILVA

Domiciano Faustino da Silva nasceu aos 10/09/1863 em domicílio paterno na Fazenda Santa Bárbara do Turvo, em Espírito Santo do Turvo. Foi batizado com dois meses de idade, aos 10/11/1863 na Matriz da extinta São Domingos, tendo como padrinhos Manoel Theodoro de Souza e Anna Maria de Jesus.
Era filho de José Pedro da Silva e Mariana Candida Flauzina, sendo seus avós paternos Alexandre Faustino de Almeida e Francisca Áurea da Silva e avós maternos Joaquim Manoel de Andrade e Anna Rodrigues da Silva.

Registro de Batismo de Domiciano Faustino da Silva
(10.09.1863 - Espirito Santo do Turvo)

Casou-se em primeiras núpcias, provavelmente em Espírito Santo do Turvo, por volta de 1885, com Generosa Maria de Souza (ou de Jesus), com quem teve apenas o filho Benedito Faustino da Silva. Por volta de 1904, Generosa abandonou Domiciano para viver com outro homem. Inconformado com a situação, Domiciano resolveu ir atrás do casal e acabou levando do amante de Generosa “tiros de pólvora”, que deixaram marcas em seu rosto para o resto de sua vida. Segundo relatos, parecia que Domiciano tinha sardas na face, mas, na verdade, se tratava dos sinais deixados pela pólvora.
Após passar por essa desilusão amorosa, Domiciano casou-se em segundas núpcias, por volta de 1905, provavelmente em Santa Cruz do Rio Pardo, com a viúva Anna Cardoso de Jesus (conhecida como Sinh’Anna), filha de João Cardoso do Amaral e Anna Cardoso de Jesus, que teve com o primeiro marido Joaquim Ananias da Silva três filhos, provavelmente nascidos em Santa Cruz do Rio Pardo: João AnaniasJosé Ananias Maria Theodora.
Em 1906, Domiciano e Sinh’Anna tiveram juntos a primeira filha, chamada Isabel, que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo ou em Espírito Santo do Turvo, onde viveram até cerca de 1912, ano provável de transferência da família para Maracaí (local conhecido na época como “Patrimônio das Pitangueiras”, pertencente ao então município de Conceição de Monte Alegre).
Em uma escritura de permuta de terras, lavrada no Cartório de Espírito Santo do Turvo no ano de 1910, Domiciano consta ainda como casado (ao menos no papel) com sua primeira esposa Generosa Maria de Souza. Contudo, é certo que em 1913 ele já estava residindo no município de Conceição de Monte Alegre, nas terras que houve por herança de seus finados pais José Pedro da Silva e Mariana Candida Flauzina que, por sua vez, as houveram por herança dos avós maternos de Domiciano, Joaquim Manoel de Andrade e Anna Rodrigues da Silva. Estes últimos adquiriram na década de 1870, do primo José Theodoro de Souza, duas grandes fazendas nas vertentes do Rio Capivara: “Fazenda das Antas” (cerca de 2.033 alqueires, adquirida aos 30/06/1871) e “Fazenda Mosquitinho” (cerca de 2.112 alqueires, adquirida aos 17/07/1874).
No Processo de Divisão da Fazenda Mosquitinho, iniciado em 1912, consta nas folhas 193 a 198, a transcrição da Escritura de Compra e Venda de direito e ação de partes de terras na Fazenda Mosquitinho, lavrada aos 06/08/1913, Livro 24, Folhas 66 a 70, no Cartório de Campos Novos Paulista, que Domiciano e seus irmãos fizeram a Alfredo Garcia Duarte pela quantia de 400 Mil Réis. Neste registro do ano de 1913, Domiciano já aparece como “viúvo, lavrador, residente nesta Comarca” (provavelmente nesta época, Generosa, a esposa legítima, já havia falecido). No referido processo, à folha 198, consta ainda a seguinte informação: “Benfeitorias existentes e que são conhecidas como pertencentes a Domiciano Faustino da Silva: uma gleba de 60 alqueires a margem direita da Água Grande, anexa à primeira gleba pedida. (...) Campos Novos, 15 de agosto de 1913.”
De acordo com relatos de uma das noras de Domiciano, Aparecida Rosa (92 anos em 2012), seu sogro tinha em Maracaí um sítio denominado “Capivara”, onde vivia com sua família. Neste sítio, Domiciano criava gado e cultivava cana de açúcar. Havia ali engenho de açúcar e alambique, por meio dos quais produzia açúcar e pinga, que eram vendidos na “Casa de secos e molhados”, que ele também mantinha no Patrimônio.
Em Maracaí, Domiciano e Sinh’Anna tiveram mais cinco filhos: Landelino (nascido aos 13/08/1913), um menino que nasceu morto (aos 30/08/1916), Bertolina (nascida aos 01/10/1917), Sebastião (nascido aos 13/03/1920) e Benedito (nascido aos 23/05/1922 e falecido prematuramente aos 13/09/1922).
Anna Cardoso de Jesus faleceu em fins do ano 1922 em Maracaí, onde foi sepultada, provavelmente por complicações no parto de seu último filho. No início de 1923, Domiciano casou-se em Maracaí, em terceiras núpcias, com Anna Francisca de Jesus (em alguns registros “Anna Rosa de Jesus” e “Anna Candida Francisca”, cuja naturalidade e filiação são ignoradas até o momento). Anna Francisca, também tratada por Sinh’Anna, teve com Domiciano três filhos: Maria (nascida em Maracaí, aos 14/11/1923),  Thereza (nascida em Iepê, aos 31/12/1926) e João (nascido em Iepê, aos 17/03/1929 e falecido prematuramente).
Em 1924, Domiciano transferiu-se com sua família para o recém criado Patrimônio da Liberdade (atual município de Iepê), onde passou a morar e trabalhar na Fazenda Ribeirão Bonito, nas redondezas de Capivary (atual Distrito de Gardênia). Não sabemos precisar se as terras em que moravam pertenciam a eles ou se trabalhavam para terceiros. É certo que nos anos que antecederam a mudança para Iepê, Domiciano se desfez do que ainda restava de suas propriedades em Maracaí, conforme Escritura de Venda e Compra de 8 alqueires de terras de cultura na Fazenda Mosquitinho, registrada no Livro 24, Folha 6, no Cartório de Conceição de Monte Alegre. Estas terras foram vendidas a João Preto de Oliveira, pela quantia de 950 Mil Réis.
De acordo com a nora de Domiciano, já citada anteriormente, seu sogro tinha a pele muito branca, estatura média, era quieto e tinha no rosto pequenas manchas, que se assemelhavam à sardas. Já Sinh’Anna (Anna Francisca) era morena e de estatura baixa. Segundo Aparecida, Sinh’Anna era muito bondosa e ajudava o marido na produção de fumo, que era vendido aos moradores da região. Se recordou que seu sogro, levava periodicamente, arrobas de fumo para o Sr. Umberto Merlin, esposo de Joana Martini, moradores da Água da Figueira.
São ainda ignorados os motivos que levaram Domiciano a transferir-se com sua família de Maracaí para Iepê. A nora Aparecida, casada em 1933 com Landelino, passou a viver, desde esse período, na mesma casa em que residiam o sogro e demais familiares de seu marido. Ela se recorda que eles moravam na Fazenda Ribeirão Bonito, em terras que estavam em litígio com a família Almeida (provavelmente família de um tal Sebastião Almeida), moradores da cidade de Assis. Inclusive, segundo Aparecida, como consequência da disputa por essas terras, por volta de 1937, seu marido Landelino ficou preso por cerca de um mês em Paraguaçu Paulista e, um de seus concunhados, Sebastião Paulino, esposo de Isabel Faustino, acabou sendo baleado e ficou internado longo tempo em Rancharia até se recuperar.
Domiciano Faustino da Silva faleceu de velhice, com 76 anos, às 20h00 do dia 20/06/1940, em seu domicílio, no Bairro Ribeirão Bonito, em Iepê, onde foi sepultado.
Anna Francisca de Jesus viveu provavelmente ainda alguns anos e deve ter falecido também no Bairro Ribeirão Bonito, porém, não se tem ainda informações precisas sobre seu destino.


Registro de Óbito de Domiciano Faustino da Silva

(20.06.1940 - Iepê)


DESCENDENTES DE DOMICIANO FAUSTINO DA SILVA E GENEROSA MARIA DE SOUZA (OU DE JESUS)

1. Benedito Faustino da Silva, nascido em Espírito Santo do Turvo, por volta de 1886. Casou-se provavelmente em Maracaí, por volta de 1910, com Maria José de Andrade, filha de Joaquim de Souza Pinto da Rocha e Maria Francisca de Andrade. Em Iepê moravam na Água das Antas, mas até o presente momento não temos informações se permaneceram ali até falecerem ou se foram para outro lugar. Tiveram os filhos:
1.1 Benedito Faustino Filho, nascido em Maracaí por volta de 1911. Casou-se em Iepê, aos 20/10/1945 com Prassidina Pinto, natural de Assis, filha de Silvério Pinto e Maria Trindade.
1.2 Antonio Faustino da Silva, nascido no Bairro do Mosquito, em Maracaí, às 9h00 do dia 23/12/1912. Seu nascimento foi registrado no Cartório de Conceição de Monte Alegre, aos 26/12/1912, Livro 5, Fls. 83v e 84, N. 274.
1.3 Pedro Faustino da Silva, nascido em Maracaí. Casou-se em Iepê com Rosa Maria da Conceição, natural de Maracaí. São pais de:
1.3.1 Lazinha, nascida em Iepê aos 12/02/1939 e batizada na capela de Capivary (atual distrito de Gardênia) aos 30/04/1939, tendo como padrinhos Joaquim Lemes da Costa e Maria José da Conceição;
1.3.2 Antonio, nascido em Iepê aos 12/03/1941, onde foi batizado aos 21/10/1941, tendo como padrinhos José Correia e Benedicta Maria.
1.4 Joaquim Faustino da Silva, nascido provavelmente em Maracaí. Foi amasiado com sua tia paterna Thereza Faustino, nascida em Iepê aos 31/12/1926, filha de seu avô Domiciano Faustino da Silva com a terceira esposa Anna Francisca de Jesus. Acredita-se que tiveram juntos um filho de nome Onofre.
1.5 Maria Cecília das Dores (Fia), nascida em Maracaí. Casou-se em Iepê, aos 29/06/1934, com Aldevino Vicente de Pádua (Divino Nazaré), filho de Gabriel Vicente de Pádua e Anna Alves de Jesus.
1.6 Lazara Faustino (Lazinha), nascida aos 17/12/1921 em Maracaí, onde foi batizada aos 20/05/1922, tendo como padrinhos João Ferreira de Oliveira e Flausina Maria das Dores. Foi provavelmente casada com Pedro. Quando menina, Lazinha ficou gravemente ferida na região do umbigo por uma bala de garrucha, disparada acidentalmente por seu irmão Pedro Faustino, enquanto limpava a arma. Ela ficou mau por muitos dias e seus familiares se revezavam para passar a noite com ela. Ficou curada por meio de cipó-chumbo, que foi receitado pelo S. Jorge Bassil Dower, farmacêutico e “médico” de Iepê naquele tempo.
1.7 Senhorinha Faustino, nascida em Iepê aos 07/04/1931, onde foi batizada aos 08/11/1931, tendo como padrinhos José Fernandes dos Reis e Carolina Maria de Jesus.

DESCENDENTES DE ANNA CARDOSO DE JESUS (2ª ESPOSA DE DOMICIANO FAUSTINO DA SILVA), COM O 1º MARIDO JOAQUIM ANANIAS DA SILVA

1. José Ananias de Oliveira, natural de Santa Cruz do Rio Pardo, onde nasceu por volta de 1898. Casou-se, provavelmente em Santa Cruz do Rio Pardo, com Amélia Virgilato (ou Virgilata) de Jesus. Moraram em Iepê, nas terras que possuíam no Bairro Água das Antas e, anos mais tarde, mudaram-se para um local próximo a Moreira Salles – PR. João Ananias faleceu em Cascavel – PR, na casa do sobrinho Dito (filho de João Ananias). Tiveram pelo menos os filhos:
1.1 Aparecido, nascido por volta de 1921, em Santa Cruz do Rio Pardo. Casou-se aos 22/09/1944, em Iepê, com Sebastiana da Silva Oliveira;
1.2 Sebastião, nascido aos 02/01/1923 em Assis, onde foi batizado aos 07/06/1923, tendo como padrinhos Justiniano Teixeira Franco e Anna Rita da Conceição;
1.3 Nenê. Esfaqueou um homem em um bar, em Nossa Senhora das Graças – PR;  
1.4 João. Assassinou seu cunhado, irmão de sua esposa, na década de 1950, em Iepê;
1.5 Ana.

2. João Ananias, nasceu por volta de 1900, em Santa Cruz do Rio Pardo. Casou-se em Maracaí, aos 20/09/1923 com Marcília Bueno do Carmo, nascida por volta de 1907 em Cerqueira Cesar (ou Avaré), filha de José Preto de Oliveira e Maria Candida de Jesus. Moraram em Iepê, em terras que possuíam no Bairro Água das Antas e, anos mais tarde, foram para o Estado do Paraná, onde moraram em Porecatu, Colorado, Aparecida do Oeste e, por fim, Moreira Salles, onde João Ananias faleceu por volta de 1996. Tiveram os filhos:
2.1 Catarina, nascida em Iepê aos 30/08/1938. Reside atualmente (2012) em Indaiatuba;
2.2 Maria;
2.3 Helena, falecida em Moreira Salles;
2.4 Josefa;
2.5 Ângelo, residente em Rondônia;
2.6 José;
2.7 Paulo;
2.8 Onofre, já falecido;
2.9 Benedito;
2.10 Aparecido, residente em Rondônia;
2.11 Ana, residente em Rondônia.

3. Maria Theodora casou-se com João Theodoro. Em Iepê moraram provavelmente na Água das Antas, onde viviam os outros dois irmãos de Maria Theodora. De acordo com relatos, vivia na Água das Antas um “valentão”, conhecido pela alcunha de “Tatu”, que assassinou o pai de João Theodoro. Contam que enquanto o pai de João estava comendo pamonha na casa de um amigo, Tatu disparou um tiro contra ele pela janela e depois fugiu. Para vingar-se, João Theodoro armou uma tocaia e matou, ele mesmo, o assassino de seu pai. Usou para o feito uma espingarda de um cano só, que pertencia a Domiciano Faustino (essa arma acabou ficando com Adelino Faustino, um dos filhos de Domiciano). Anos mais tarde o casal mudou-se para um sítio próximo a Florestópolis – PR. Juntos tiveram pelo menos os filhos:
3.1 Miguel Theodoro. Foi casado com a sergipana Maria;
3.2 José;
3.3 Isaura;  
3.4 Alina;  
3.5 Helena;  
3.6 Laurinda;
3.7 Santina;


DESCENDENTES DE DOMICIANO FAUSTINO DA SILVA E ANNA CARDOSO DE JESUS

1. Isabel Maria de Jesus (Isabel Anna Cardoso), nasceu por volta de 1906 em Santa Cruz do Rio Pardo. Casou-se em Maracaí, aos 31/05/1924, com Sebastião Gonçalves Teixeira (Sebastião Paulino), nascido por volta de 1902 em Cerqueira Cesar, filho de Paulino Gonçalves Teixeira e Maria das Dores de Jesus. De acordo com relatos, seu marido Sebastião Paulino era muito ruim para ela e a maltratava com frequência. Devido aos maus tratos, Isabel acabou adoecendo, ficou muito inchada, suas pernas chegaram a se partir. Foi internada em Paraguaçu Paulista, onde faleceu, tendo sido sepultada no distrito de Conceição de Monte Alegre. Anos mais tarde, seu marido e um de seus filhos, Valdomiro, partiram para o Estado do Paraná. Certa vez, no final da década de 1930, Sebastião Paulino foi baleado em razão de disputa de terras, no local onde viviam, no Bairro Ribeirão Bonito. Precisou ficar internado em Rancharia até se recuperar. Juntos tiveram pelo menos os filhos:
1.1 Maria, nascida aos 19/09/1925 em Maracaí, onde foi batizada aos 15/05/1926, tendo como padrinhos Benedicto Paulino Gonçalves e Francisca Garcia Martins;
1.1 Valdomiro;
1.2 João, tratado de Joãozinho, faleceu com mais ou menos 2 anos.

2. Landelino (Adelino/Andrelino/Andilino Faustino de Andrade), nascido aos 13/08/1913 em Maracaí e batizado aos 30/11/1913 em Conceição de Monte Alegre, tendo como padrinhos João de Souza Pinto e Anna Rosa de Jesus. Casou-se em Iepê aos 24/07/1933, com Aparecida Rosa, nascida aos 10/09/1920, em Conceição de Monte Alegre, filha de José Rosa (Zezinho) e Isabel Candido Teixeira. Juntos tiveram os filhos:
2.1 Francisco, nascido em Iepê aos 24/06/1935. Solteiro. Mora com a mãe em Maringá – PR.
2.2 José, nascido em Iepê por volta de 1937. Casou-se com Clotilde, com que teve os filhos:
2.2.1 Isaías;
2.2.2 Jaconias;
2.2.3 Jeremias;
2.2.4 Joaquim;
2.2.5 Valter;
2.2.6 Sandra;
2.2.7 Clotilde;
2.2.8 Maria;
2.2.9 Elza;
2.2.10 Zuleide.
2.3 Sebastião, nascido em Iepê aos 26/08/1939. Casou-se em primeiras núpcias com Tereza Alves de Lima e, em segundas núpcias com Rosa, com quem vive em Atalaia – PR. Teve com a 1ª esposa os filhos (todos moram em Guariba – SP):
2.3.1 Marcos Faustino de Andrade, casado com Aparecida, pais de:
2.3.1.1 Jean;  
2.3.1.2 filha de nome ignorado.
2.3.2 Osmar Faustino de Andrade, casado e pai de dois filhos;
2.3.3 Marcio Faustino de Andrade, casado e pai de um casal de filhos;
2.3.4 Marcelo Faustino de Andrade, divorciado e pai de uma filha;
2.3.5 Lucia Faustino de Andrade, casada com Claudio, com quem tem uma filha e dois filhos.
2.4 Valdevino, nascido em Iepê aos 27/01/1942. Casou-se com Aparecida, com quem teve os filhos:
2.4.1 Rosangela;
2.4.2 Marta;
2.4.3 Rosinei;
2.4.4 Nenê (filha);
2.4.5 Reginaldo.
2.5 Maria, nasceu em Iepê. Casou-se com Abdala, com quem teve os filhos:
2.5.1 Nacer;
2.5.2 Nadia;
2.5.3 Sara;
2.5.4 Ricardo;
2.5.5 Nabi (filho);
2.5.6 Marcos.
2.6 Edith de Andrade Tanaka, nascida em Iepê aos 25/03/1947. Casou-se em Marigá – PR com Yoshio Tanaka, com quem teve os filhos:
2.6.1 Edson Yoshio Tanaka, casado com Solange Berta, pais de:
2.6.1.1 Keven;
2.6.1.2 Karen.
3.6.2 Edilson Shigueo Tanaka, foi casado com Selma, pais de:
3.6.2.1 Yuri.
3.6.3 Elaine Shigueo Tanaka, casada com Aguinaldo da Silva Fernandes, pais de:
3.6.3.1 Matheus Henrique Fernandes;
3.6.3.2 Larissa Caroline Fernandes.
2.7 Helena, já falecida. Casou-se com Francisco Barbosa, com quem teve os filhos:
2.7.1 Márcia;
2.7.2 Osmar;
2.7.3 Andréia;
2.7.4 Dirceu;
2.7.5 Mara.
2.8 Osvaldo, já falecido. Casou-se com Antonia, com quem teve os filhos:
2.8.1 Aguinaldo;
2.8.2 Ricardo;
2.8.3 Zaqueu.
2.9 Terezinha, já falecida. Casou-se com Sergio Massau Seki, com quem teve os filhos:
2.9.1 Alexandre;
2.9.2 Luciana.
2.10 Ananias Faustino da Silva, nascido em Nossa Senhora das Graças – PR, aos 21/03/1958. Casou-se em primeiras núpcias com Aparecida Cristelli e, em segundas núpcias com Floriza Ferreira da Silva, com quem vive em Maringá – PR. Teve com a 1ª esposa os filhos:
2.10.1 Elaine Faustino da Silva, casada com Aguinaldo, pais de:
2.10.1.1 Lucas;
2.10.1.2 Larissa.
2.10.2 Adilson da Silva, foi casado com Aline, pais de:
2.10.2.1 Felipe;
2.10.2.2 Nathan.
2.10.3 Eliane Faustino da Silva, casada com José, pais de:
2.10.3.1 Hugo;
2.10.3.2 Gabriele.
2.10.4 Gislaine Faustino da Silva, casada com Márcio, pais de:
2.10.4.1 Gabriely;
2.10.4.2 Isabela.
2.10.5 André Faustino da Silva, solteiro.
2.11 Irene Faustino de Andrade, nascida em Nossa Senhora das Graças – PR, aos 10/09/1960. Casou-se com Paulo Katutoshi Horaguti, com quem teve os filhos:
2.11.1 Leandro Kioshi Horaguti, casado com Vanessa Ariele Alcântara, pais de:
2.11.1.1 Kauan Vinícius;
2.11.2 Fabio Toshio Horaguti, casado atualmente com Ana Paula Vieiro. Teve antes deste casamento a filha:
2.11.2.1 Gabriely.
2.11.3 Marina Keiko Horaguti, casada em primeiras núpcias com Roney e, em segundas núpcias, com Paulo Henrique Oshiro. Teve com o 1º marido a filha:
2.11.3.1 Bianca Nayume  Hatan.
Teve com o 2º marido a filha:
2.11.3.2 Amanda.
2.11.4 Fabiana Mitiko Horaguti, casada com Luiz Antonio Peruzo, pais de:
2.11.4.1 Luiz Henrique.
2.12 Mário, casado com Noêmia, com quem teve os filhos:
2.12.1 Willian;
2.12.2 Viviane.

3. Bertolina Faustina de Andrade, nascida aos 01/10/1917 em Maracaí e batizada aos 02/02/1918 em Conceição de Monte Alegre, tendo como padrinhos José Ventura (José Ventura Nogueira) e Maria Isolina (Maria Isaurina da Silveira). Casou-se em Iepê, aos 09/07/1938, com Augusto Camilo Rosa, nascido aos 24/12/1914, em Assis, filho de Lázaro Camilo Rosa e Benedita Xavier dos Santos. Juntos tiveram os filhos:
3.1 João Camilo Rosa, nascido em Iepê aos 27/03/1940. Casou-se com Maria das Graças, já falecida, com quem teve os filhos:
3.1.1 Cláudio, já falecido. Foi casado com Sueli.
3.1.2 Antonio. Foi casado quatro vezes. Teve os filhos:
3.1.2.1 Rafael Camilo Rosa;
3.1.2.2 Willian Camilo Rosa.
3.1.3 Marcos.
3.2 Lázaro Camilo Rosa, nascido em Iepê por volta de 1942. Casou-se com Augusta de Souza, com quem teve os filhos:
3.2.1 Luiz, já falecido;
3.2.2 Lucimar, casada com Antonio Machado, pais de:
3.2.2.1 Vânia;
3.2.2.2 Cristiano;
3.2.2.3 Vanessa.
3.2.3 Luciana, casada com Aparecido Pádua, pais de:
3.2.3.1 Glauciane;
3.2.3.2 Gustavo;
3.2.3.3 Gabriele;
3.2.3.4 Gabriel.
3.2.4 Laércio, casado com Sandra, pais de:
 3.2.4.1 Laiane;
3.2.4.2 ?????.
3.2.5 Lucinei, casada com Sínvales Roberto, pais de:
3.2.5.1 Benício.
3.2.6 Lisamara;
3.2.7 Liane, casada com Fábio, pais de:
 3.2.7.1 Pedro Henrique.
3.2.8 Leandro.
3.3 Nair Camilo Rosa, nascida em Iepê aos 06/03/1944. Casou-se com Pedro Domiciano Garcia, com quem teve os filhos:
3.3.1 Marlon, nascido em Rancharia aos 08/04/1981;
3.3.2 Giovana.
3.4 Maria Camilo Rosa, nascida em Iepê aos 19/06/1949. Foi casada com Pedro Maximiliano Barbosa, com quem teve os filhos:
3.4.1 Junior Pedro;
3.4.2 Gênio.
3.5 Paulo Camilo Rosa, nascido em Iepê aos 24/01/1952. Casou-se aos 22/11/1975, em Iepê, com Martinha Zaganin Rosa, nascida em Iepê aos 11/10/1952, filha de Antonio Zaganin e Gilda Maria Marotto. Juntos tiveram os filhos:
3.5.1 Patrícia Zaganin Camilo Rosa, nascida aos 20/04/1976, em Rancharia. Casou-se aos 05/12/2005, em Iepê, com Fausto Martins Junior, filho de Fausto Martins e Advina de Pádua Martins. Pais de:
3.5.1.1 Beatriz Martins, nascida aos 15/12/2006, em Londrina.
3.5.2 Paulo Fernando Zaganin Rosa, nascido aos 07/04/1981, em Iepê.
3.5.3 Erica Cristina Rosa, nascida aos 28/12/1984, em Iepê. Casou-se aos 06/01/2007, em Iepê com Emerson Mendes Borges filho de Joaquim Mendes Borges Netto e Dejanira Ribeiro dos Reis. Pais de:
3.5.3.1 Murilo Borges, nascido aos 29/07/2009, em Campinas.
3.6 José Camilo Rosa, nascido em Iepê por volta de 1955. Foi casado com Maria do Carmo Ribeiro, com quem teve os filhos:
3.6.1 Andréia;
3.6.2 Angélica;
3.6.3 Anderson;
3.6.4 Fernanda.
3.7 Décio Camilo Rosa, nascido em Iepê aos 30/06/1959. Casou-se em 1997, com Tereza.

4. Sebastião Faustino de Andrade, nasceu aos 13/03/1920, em Maracaí, onde foi batizado aos 31/07/1920, tendo como padrinhos André Correia de Lacerda e Braulina Maria de Jesus. Casou-se aos 11/11/1950, em Porecatu – PR, com Thereza Silva Ferreira, nascida aos 05/11/1931, em São Pedro do Turvo, filha de João Marques Ferreira e Ana Maria da Silva. Juntos tiveram os filhos:
4.1 Nair Faustino, casada com Leonildo Evangelista Lourenço, com quem teve os filhos:
4.1.1 Ozéias;
4.1.2 Obéde, casado com Katielli, pais de um filho;
4.1.3 Oteniel, casado com Rosângela, pais de duas filhas;
4.1.4 Ozinéia, casada com Mário, pais de um casal de filhos.
4.2 Daniel Faustino da Silva, casado com sua prima Neuza Cardoso da Silva, com quem teve os filhos:
4.2.1 Devison, casado com Vanessa;
4.2.2 Danielle, casada com Marcos;
4.2.3 Deisy Anne, casada com José Barbosa Dias Junior.
4.3 Idalina Faustino, casada com Elson Lopes, com quem teve os filhos:
4.3.1 Enéias, casado com Sâmia, pais de:
4.3.1.1 Maria Eduarda.
4.3.2 Tatiane, casada com Wisley, pais de:
4.3.2.1 Isabella;
4.3.2.2 Mariana.
4.3.3 Kátia, casada com Eraldo, pais de:
4.3.3.1 Kauana;
4.3.3.1 Murilo.
4.3.4 O casal criou também a neta Fernanda (filha de Enéias), que é casada com João Tiago.
4.4 Obétia Faustino, casada com José Aparecido do Prado, com quem teve os filhos:
4.4.1 Keder, casado com Luana, pais de:
4.4.1.1 Kailane.  
4.4.2 Fabiana;
4.4.3 Dreison.
4.5 Ozélia Faustino, solteira.

5. Benedito, nascido em Maracaí aos 23/05/1922 (Lv. A-1, Fls. 177v e 178, N. 135), onde faleceu prematuramente no dia 13/09/1922 (Lv. C-1, Fl. 104, N. 125).

DESCENDENTES DE DOMICIANO FAUSTINO DE ANDRADE E ANNA FRANCISCA DE JESUS (OU ANNA CANDIDA FRANCISCA)

1. Maria Rosa, nasceu em Maracaí aos 14/11/1923, onde foi batizada aos 13/01/1924. Foi amasiada com José Candido Teixeira, vulgo Zezinho Candido, filho de Manoel Candido Teixeira e Maria Candida. O casal morava na Água do Engano, em Iepê, na propriedade do Sr. Veríssimo Castilho e de D. Luíza Naitzel. Segundo relatos, Zezinho maltratava Maria, frequentava festas e bailes, deixando a esposa sozinha em casa. No início de 1941, Maria ficou grávida e mal sabia as consequências que traria essa gravidez. Ela teve uma gestação difícil e, no final da tarde do dia 27/09/1941, quando foi dar a luz, passou por um dos momentos mais dolorosos de sua breve vida. Como tinha se tratado de uma gravidez complicada, chamaram duas parteiras para a ocasião, uma delas D. Maria Rosária, parteira muito experiente. Porém, as duas parteiras logo notaram que havia algo errado e não conseguiam de jeito algum que Maria desse a luz. Trataram logo de chamar uma terceira parteira, mas o chamado também foi inútil. Por fim, recorreram ao Sr. Jorge Bassil Dower, farmacêutico local, que fazia papel de “médico” em Iepê naquele tempo. Depois de muita dor, choro e sofrimento, num parto de horas, que durou a noite inteira e quase pôs fim naquele momento à vida de Maria, descobriram finalmente às 10h00 da manhã do dia 28/09/1941, quando ela conseguiu finalmente dar a luz, o que causara tanta dificuldade para que o parto fosse realizado: tratava-se de dois meninos gêmeos, unidos pela barriga, que nasceram já sem vida. De acordo com o relato de pessoas que viram esses gêmeos siameses (denominados cientificamente xipófagos ou xifópagos), parecia que os dois estavam abraçados, em posição de dança. A notícia se espalhou rápido, pois o fato era muito incomum na época. Todos comentavam se tratar de castigo ao pai dos bebes, Zezinho Candido, que deixara várias vezes a esposa grávida e doente em casa, para frequentar os bailes da região. O Sr. Jorge Dower fotografou os bebes, mas não se sabe onde foi parar tal fotografia e, depois, os gêmeos foram sepultados no cemitério de Iepê. O próprio farmacêutico declarou a morte dos bebes no Cartório local no dia 29/09/1941. Nos dias que se seguiram Maria sofreu tanto quanto durante o parto. Ficou num estado deplorável, sem poder se levantar da cama. Para se locomover tinha que ser carregada em cima de uma rede ou lençol. Seu amásio Zezinho Candido não lhe dava atenção, não se importava em levá-la ao médico para que tivesse o devido cuidado e, para piorar, continuava deixando-a sozinha, para viver sua vida boêmia. Maria não tinha nenhuma figura masculina para cuidar dela. Seu pai Domiciano Faustino, havia morrido no ano anterior. Sua mãe Ana Rosa não tinha como cuidar sozinha da filha. Por fim, às 10h00 do dia 24/10/1941 o inevitável acabou acontecendo, Maria finalmente descansou de seu sofrimento e foi encontrar-se com seus filinhos gêmeos.

2. Thereza, nasceu em Iepê aos 31/12/1926 e foi batizada na capela de Capivary (atual distrito de Gardênia) aos 26/05/1927. Foi casada com seu sobrinho Joaquim Faustino da Silva, nascido provavelmente em Maracaí, filho de Benedito Faustino da Silva e Maria José de Andrade – Benedito é o primogênito de Domiciano Faustino da Silva com a esposa Generosa Maria de Souza. Acredita-se que Joaquim Faustino e Thereza tiveram juntos um filho de nome Onofre. Segundo relatos, após tomar uma chuva, Thereza precisou tomar uma injeção, que lhe fez muito mal e, por meio da qual adquiriu tétano, que lhe levou tempos depois a óbito.


3- João, nasceu aos 17/03/1929, em Iepê, onde foi batizado um mês depois, aos 17/04/1929, tendo como padrinhos Benedito Alves de Campos e Maria Feliciana de Jesus. Faleceu prematuramente.

5 comentários:

  1. Mas como assim ?eu sou filho do Osvaldo faustino de andrade e Gostaria de saber como assim sera q eu e meuS irmãos temos direitos dessa terras ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somos bisnetos da Generosa, gostaríamos de te conhecer para esclarecer algumas dúvidas.

      Excluir
    2. Meu telefone é 11 46755581 e 11 95424-8014. Espero contato

      Excluir